terça-feira, 12 de março de 2013

1 Entrevista - Redação Cidade Educação 2012

Data: 23/03/12
Tatiana de Souza
Redação Cidade Educação

Hoje vamos falar de como viver bem, com saúde e feliz!
Será que existe uma fórmula milagrosa ou uma dieta que não seja tão maluca assim? Posso comer de tudo sem engordar? Para ser saudável, preciso ter um corpo de miss? É possível reduzir a quantidade de comida que costumo ingerir sem ficar passando fome? Quais os cuidados que os pais devem ter quanto à alimentação dos pequeninos para que cresçam e se desenvolvam com saúde? Qual é o tipo de alimentos que devem ser consumidos  na melhor idade?
Para responder questões como essas, dentre outras dúvidas que costumamos ter, recebemos uma convidada muito especial, a Drª Juliana Riva Ferrari, especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Paraná, especialista associada à Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, sócia da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade, massoterapeuta e esteticista pela Associação dos Massoterapeutas do Brasil, Acupunturista (auricular) pela AMBM e Practitioner em Programação Neurolinguística.
Doutora Juliana, seja bem-vinda à Cidade Educação!
R: Primeiramente agradeço pelo convite especial; e que esta entrevista possa elucidar muitas pessoas que buscam “bem estar”, alimento, equilíbrio e saúde.
Doutora, geralmente, muitos de nós temos o costume de achar “bonitinho”, “engraçadinho” quando nos deparamos com um bebê gordo, com aquelas bochechas fofas, cheio de dobrinhas, pés e mãos rechonchudos que dão até vontade de morder. Tudo pode parecer muito lindo, “até a página dois”, pois conforme as crianças vão crescendo, algumas podem até emagrecer naturalmente, mas outras permanecem “fortinhas” até tornar o seu estado físico e de saúde preocupantes.
1.    Como os pais devem proceder quando se trata de alimentar os filhos?
R: A criança reflete muito nos pais ou as quem criam. Se os mesmos, não tem um hábito alimentar saudável, provavelmente o menor enfrentará uma dificuldade de se alimentar adequadamente. Por isso, é importante que os pais aprendam a Reeducação Alimentar para repassarem seus conhecimentos práticos aos seus filhos.
2.    E atualmente, existem muitas mães que trabalham fora e não têm tempo de fazer aquele almoço caseiro gostoso e nutritivo. Na correria diária, muitas acabam recorrendo às famosas comidas prontas e fast foods. O que fazer nesse caso?
R: Tudo é administrar o tempo; Se tirar uma hora por semana para, lavar, picar e armazenar os alimentos facilitará e economizará tempo e dinheiro.
3.    Existe algum tipo de alimento que a doutora considera proibido para as crianças?
R: Depende da faixa etária, considerando crianças abaixo de dois anos, eu proíbo aos responsáveis pelo menor: Mel (risco de ter toxina botulínica) e Clara de ovo, cujo uso foi recomendado, somente após 10 meses de vida, pelo Comitê de Nutrição da sociedade Brasileira de Pediatria (1987). Essa posição, quanto à idade, foi justificada pela vacina contra o sarampo, aplicada aos nove meses, que é inoculada na albumina – a mesma proteína da clara de ovo. Forma preventiva contra a sensibilização da criança devido ao risco de reação alérgica. Acima de dois anos, libero tudo, mas na dosagem certa.
4.    Existem alimentos que favorecem a concentração, que são bons para a memória, enfim, que são indicados para que o aluno se dê bem nos estudos? Quais?
R: Para que o aluno se dê bem nos estudos, devem consumir uma dieta balanceada, com baixo teor de gorduras e açúcares.
Nas frutas vermelhas fontes de flavonoides, pois protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória;
Frutas cítricas (acerola, maracujá, laranja entre outras), fonte de vitamina c, contribuem na defesa do organismo alem de aliviar o cansaço e ajuda a combater o estresse. Mas lembrando de que, a vitamina c é volátil e perde muito fácil com o oxigênio; Desde o preparo até o consumo não poderá passar de dez minutos.
Peixe (proteína de alto valor biológico) é um ótimo alimento com alto teor do mineral zinco e selênio que estimula a atividade do cérebro, que acaba agindo na memória, concentração e cansaço.
Ovo (proteína de alto valor biológico) fonte de colina, vitaminas do complexo B que facilita formação e a comunicação entre os neurônios; produz acetilcolina neurotransmissora que é fundamental para a memória e no aprendizado.
Alface, fonte de lactucina, substância que age como calmante, lembrando que nas folhas verdes encontram-se fontes do complexo B que facilita a comunicação entre os neurônios, melhorando assim a memória.
Não podemos esquecer a maçã uma das principais fontes de fisetina que favorece no amadurecimento das células nervosas e estimula o mecanismo do cérebro.
5.    É verdade que existem pessoas que têm tendência a engordar e que em alguns casos isso é genético?
R: A genética é um fator predominante que, dificulta o emagrecimento, mas tudo é possível quando se adota um hábito alimentar saudável.

6.    Quais são os esportes mais indicados na fase escolar?
R: Existem diversos esportes que indico na fase escolar como: basquete, vôlei, futebol, ginástica olímpica, patinação, natação, dança, bicicleta entre outros. Mas o mais importante que faça uma atividade física com prazer e não por obrigação. E dependendo da atividade tem que ter acompanhamento de um educador físico para não comprometer o desenvolvimento ou mesmo a saúde.

7.    E quanto aos hábitos diários, há alguma rotina que deve ser adotada pelas crianças podendo ser estendida para todos os membros da família?
R: Se as escolas que as crianças frequentam estimularem a nutrição tanto na teoria como na prática, provavelmente estenderá aos ouvidos dos membros da família.
8.    A televisão, as revistas, enfim, a sociedade em geral prega que a verdadeira beleza está em ter um corpo dito como o perfeito, como o de “top model”, por exemplo. Como “desconstruir” esses padrões impostos pela mídia? Como ajudar os adolescentes que têm essa fixação pela aparência, e que muitas vezes chegam ao ponto de terem bulimia ou anorexia?
R: Cabe o responsável pelo menor orientar e esclarecer que nem todo corpo perfeito é saudável. E para certas situações o mais indicado é procurar um profissional nutricionista com acompanhamento psicológico para assim, avaliar e adequar a uma “dieta”, segundo necessidade energética total; posteriormente desconstruindo os padrões impostos pela mídia.
9.    Dentre essas dietas que vemos nas revistas, existe alguma que funciona? Existe alguma dieta que não é maluca?
R: Existem algumas dietas que até funcione, mas momentaneamente. As dietas da moda, uma mais estranha que a outra, está aí para mostrar que é possível perder os quilinhos rapidinhos. O problema é o período seguinte, com graves consequências para a saúde, na balança e, principalmente, para a cabeça. Com dietas de risco são as intoxicações porque, ao usar somente um tipo de alimento, ou um grupo deles, o corpo sofre intoxicação por não está acostumado àquela proporção. E carência porque, sem os demais tipos de alimentos; o corpo acaba sem diversos nutrientes de que necessita e colocando assim à saúde em risco. O melhor caminho é adaptar a Reeducação Alimentar.

10.  E quanto ao uso de medicação para emagrecer, o que a doutora tem a dizer? Há algum tipo de remédio que não faz mal?
R: O consumo de medicamento para emagrecimento é indicado em alguns casos, mas só pode ser receitado por um médico. Cada caso é um caso, do tipo de distúrbio do paciente e do perfil de comportamento alimentar. No meu ver não existem fórmulas mágicas de emagrecimento. A maior parte dos medicamentos acaba sobrecarregando alguns órgãos como estômago, fígado e rim. Por isso, é importante procurar um médico, antes de se automedicar.
11.  É visto que muitas mulheres tem o péssimo hábito de “descontar” tudo o que acontece na comida. E, além disso, muitas pessoas ficam irritadas por causa da fome que estão sentindo. Como fazer para controlar a ansiedade?
R: Equilibrar mente e corpo. A medicina oriental traz a acupuntura tanto a sistêmica como a auricular; técnica milenar que vem trazendo benefícios e contribuindo no controle da ansiedade. Existem também outros tratamentos com o uso de florais, massagem relaxante, atividade física (libera endorfina diminuindo a ansiedade), Yoga entre outros.

12.  É possível adquirir bons hábitos alimentares para toda a vida, sem deixar de comer algumas “bobagens” que geralmente todo mundo gosta, sem passar fome e ainda assim manter o corpo saudável?
R: Claro que sim. A reeducação alimentar é para aquela pessoa que busca uma mudança em seus hábitos alimentares na qual poderá comer de tudo, mas na dosagem certa. Sem sofrer com as dietas da moda e promessas momentâneas.
13.  E quanto à atividade física, quais são as mais indicadas? Qual é a quantidade de dias e horas ideal? A academia resolve o problema de quem está acima do peso?
R: O melhor é procurar um profissional educador físico para indicar e orientar os dias e tempo ideal. Pois cada pessoa é diferente da outra e dependerá como está o tecido adiposo (gordura), a massa magra (musculatura), idade, e principalmente o condicionamento físico. A academia sozinha não resolve o problema e sim ajuda; para ter um melhor resultado é importante ter uma alimentação adequada no pré e pós-treino independente da modalidade.
14.  E para aqueles que não têm condições de pagar uma academia, não tem um parque ou uma ciclovia perto da casa para fazer uma corrida ou uma caminhada. Existe alguma atividade física que pode ser feita em casa e que ajuda a manter a boa forma?
R: Sim, mas com a orientação de um profissional educador físico. Hoje temos diversas atividades que podem ser feitas em casa como: subir e descer escada, dançar, pular corda, simuladores de caminhada, esteira e entre outras.
15.  E quanto aos vovôs e as vovós, qual é a dieta que eles devem adotar e quais tipos de exercícios podem fazer para terem saúde e bem estar?
R: De modo geral, deve se adotar uma alimentação balanceada, com todos os grupos sendo alimentos riscos em carboidratos e lipídios insaturados sendo fornecedores de energia; proteínas tanto de baixo e alto valor biológico que age na imunidade e reconstituição dos tecidos; vitaminas e minerais que atuarão nas reações químicas e resposta ao corpo.
Montar um prato colorido para atrair os olhos e principalmente o paladar, com as três cores primordiais verde, vermelho e amarelo;
Não se esquecer de mastigar bem os alimentos e se há falta da dentição preparar uma consistência mais pastosa;
A água é fundamental para hidratar os tecidos e melhorar o transito intestinal com o consumo mínimo de 2000ml ao dia;
Se possível praticar um esporte segundo indicação médica como: natação; hidroginástica; caminhada; dança; academia ao ar livre.
16.  Em nossa Cidade Educação temos uma Lanchonete no Parque, onde só são preparados lanches naturais e deliciosos. Existe alguma receita que a doutora costuma fazer em casa que gostaria de deixar como dica para os “mestres cucas” de plantão?
R: Suco vitaminado que ajuda a combater o resfriado, pois age na imunidade; estimula o metabolismo; auxilia no cansaço físico; memória; aprendizado e anemia.
Receita: 1 copo de 300ml de água filtrada; 1 laranja pera; 2 fatias de abacaxi; ½ maçã;1 copo de espinafre; 2 folhas de hortelã; 1 pedaço de gengibre e duas colheres (sopa) açúcar mascavo. Bater no liquidificador, passar na peneira e consumir com pedrinhas de gelo se quiser.
Obs. Este suco não substitui refeição principal.

17.  Sei que a doutora em breve publicará um livro. Já dá para nos dizer algo a respeito, que tema será abordado e para quando está previsto o lançamento?
R: Bem, não posso dizer muita coisa, senão estraga a surpresa; mas ajudará muitas famílias a adequar uma alimentação saudável.  
18.  Onde a doutora está atendendo os seus pacientes? Você gostaria de deixar um telefone ou e-mail para contato.
R: Na clínica CEMEXX (Centro de Excelência Médica); Telefone: (41) 3024-3888; e-mail: nutrijuly123@yahoo.com.br
19.  E para terminar nossa entrevista doutora, não posso deixar de comentar que você é muito bonita e transmite uma paz e uma alegria de viver impressionantes. O que a doutora faz para estar sempre assim bela, tranquila e com o astral sempre elevado? Tem alguma dica ou mensagem para deixar aos nossos cidadãos?
R: Equilibro o meu corpo, mente e espírito. Colocando “Deus” acima de tudo; Deixando um coração velho por um coração novo; Usando mais a razão e menos a emoção; Trato as pessoas como gostaria de ser tratada; E é claro tendo uma Reeducação Alimentar adequada.
Caro leitor, dê o máximo de você em tudo o que for fazer; pois o sucesso será garantido.
Doutora Juliana, muito obrigada pela sua atenção e por esta entrevista que com certeza vai ajudar muito a população da Cidade Educação.

About the Author

I'm Author description here. Go to Blogger edit html and find these sentences. Now replace these sentences with your own descriptions. Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter My user

    Other Recommended Posts

1 comentários:

Juliana Riva Ferrari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

 
back to top